:: Deixe que os mistérios existam ::

terça-feira, julho 31, 2007

..:: Ver além é essencial ::..

Mundos pequenos demais, universos pequenos demais, realidades pequenas demais. O pior: pessoas pequenas demais. Sempre me achei uma pessoa individualista demais. Mas diante de algumas coisas que tenho presenciado acabei percebendo que esse meu individualismo não é assim tão exacerbado quanto eu pensava.
Apesar dessa minha característica, minha sensibilidade ainda me permite ver algumas coisas com muita clareza. Coisas que outras pessoas ou não enxergam, ou preferem aquela cegueira estratégica. Porque há algumas coisas que é melhor fingir que a gente não vê do que ter que tomar alguma atitude em relação a elas. Há pessoas muito mais envolvidas em seus mundinhos. Extrapolam o “limite do individualismo”. Chega a ser incompreensível.
Como não gosto de nada estagnado, como não me contento com metades, com mediocridades, prefiro ver. Ainda que ver seja admitir que o panorama realmente não é dos melhores. Mas ver, é o primeiro passo de uma longa caminhada para uma nova possibilidade.Ninguém nunca me disse que a vida seria um mar de rosas, mas eu nunca imaginei que os espinhos do caminho machucassem tanto. E nunca fez tanto sentido aquela frase: Não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.Tudo isso porque algumas pessoas não sabem diferenciar duas palavrinhas que parecem sinônimas, mas que têm significados bastante distintos. Algumas pessoas apenas desenvolvem o hábito de enxergar. Ao passo que outras possuem uma sensibilidade, uma capacidade de ver. Não entendeu a comparação?
Aurélio explica:
Enxergar: ver a custo, entrever, descortinar, avistar, pressentir, adivinhar.
Ver: conhecer ou perceber pela visão. Enxergar. Assistir, presenciar, encontrar-se com. Reconhecer, compreender. Examinar. Observar, notar. Deduzir. Reparar em. investigar. Visitar. Calcular, avaliar. Perceber, sentir. Enxergar. Mirar-se. Reconhecer-se. Encontrar-se mutuamente.
Eu continuo acreditando que todas as pessoas têm a capacidade de ver, mas algumas preferem ser aqueles cegos denominados “piores”. Aqueles que não querem ver o que salta aos olhos. E por isso há dias que me sinto um pouco assim: incompreendida, triste, indignada, chateada, desmotivada e muito, mas muito cansada.
Para encerrar, uso uma frase dita pelo meu colega de trabalho, Maicon Cury: É melhor ser médio numa terra de gigantes do que gigante numa terra de medianos.

2 Comments:

At terça-feira, julho 31, 2007, Anonymous Anônimo said...

Realmente, é tão difícil de ver que quase não consegui ler!
hehe
Gostei,do texto!
Em Cristo,que deixou os fariseus fazerem parte das histórias do Evangelho, Walderson Júnior!

 
At segunda-feira, novembro 05, 2007, Blogger Deco said...

Oi,

Enquanto os cegos se afundam na mesmice, o coletivo do bem carrega o peso da sensibilidade. Também me sinto assim... Sozinho e triste. Bjo

 

Postar um comentário

<< Home